Notícias

CNBB: 70 anos de história

“São sete décadas buscando respostas na oração”, Dom Jaime Spengler

IMAGEM: Agência Santo Afonso

No próximo dia 14 de outubro, data próxima à Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 70 anos de sua fundação. Ao longo dessas sete décadas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) procurou responder de maneira eficaz os desafios contemporâneos lutando na edificação de uma sociedade justa, fraterna, solidária à luz do evangelho.

Em Ação de Graças pelo jubileu foi celebrada uma Missa Solene, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. Ele destacou o primor pelo cuidado e promoção da vida por meio da divulgação do evangelho.

Ao longo da história da CNBB foram muitas as lutas na busca pelo bem comum. “Sete décadas da nossa conferência, tempo de muito empenho e dedicação na busca de um estado guiado no direito democrático. Sempre buscando respostas na oração”, relata o vice-presidente.

A comemoração está dentro da Novena da Padroeira do Brasil. “Poder celebrar esse jubileu dentro do âmbito festivo de preparação da grande festividade de Nossa Senhora nos faz lembrar que estamos na casa da Mãe, vivendo a comunhão”, disse dom Jaime Spengler.

CNBB e o Santuário

Desde 1952, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil congrega o episcopado da Igreja Católica no país. A exemplo dos Apóstolos, os bispos do Brasil exercem funções pastorais em favor de seus fiéis. Hoje em dia, estão em sintonia 465 bispos, dentre os quais 308 são titulares e auxiliares, 157 eméritos servindo às 278 Igrejas Particulares do país.

O Santuário de Aparecida foi palco, em setembro, do especial “CNBB 70 anos – comunhão, participação e missão”, programa produzido pela TV Aparecida em parceria com a CNBB e retransmitido por outras redes de televisão de inspiração católica. A celebração aconteceu na Basílica Nova e contou com homenagens e agradecimentos a todos os que fizeram parte da história da CNBB, com a exibição de vídeos e depoimentos de bispos e outros personagens.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno