Notícias

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

No Brasil, o paciente com câncer tem direito ao tratamento pelo Sistema único de Saúde (SUS)

IMAGEM: Agência Santo Afonso

O mês de outubro é conhecido mundialmente por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde a década de 1990. A campanha visa compartilhar informações sobre o câncer, promovendo a conscientização sobre essa doença.

No Brasil, o paciente com câncer tem direito ao tratamento pelo Sistema único de Saúde (SUS), de forma gratuita. De acordo com a médica ginecologista, Raquel Moraes, a mulher a partir de 50 anos, deve procurar a rede de atendimento de saúde mais próxima da sua residência e agendar o exame de mamografia. Mas, o certo seria realizar o exame anualmente, a partir dos 40 anos. Se tiver casos na família, realizar a prevenção semestralmente.

“A mulher tem que levar em consideração que os eventos cardiovasculares tirando o câncer são de grande importância. Devido à expectativa de vida, obesidade e doenças neoplásicas são um grande desafio para a saúde feminina e mais da metade das mortes de mulheres são causadas por problemas no sistema cardiovascular”, explica a ginecologista.

Uma prevenção que pode ser feita diariamente é a prática de atividade física, aliada a uma alimentação mais natural e saudável. Esses hábitos reduzem o risco de tumor na mama. “É preciso focar na atividade física e alimentação. E claro na realização de exames preventivos, além dos tratamentos precoce, se for o caso”, afirma.

Para simplificar, pode realizar o exame de toque em casa. Este exame é realizado ao tocar as mamas com os dedos, de forma delicada para fazer uma pré-identificação se há existência de nódulos nos seios. O ideal é que cada mulher conheça as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração do autoexame.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno