Notícias

Círio de Nazaré: fé e devoção pelas ruas de Belém

A história do Círio começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

IMAGEM: Agência Santo Afonso

O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Realizado há mais de 200 anos em Belém, no Pará, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A história do Círio começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergue a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

A devoção à Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses. Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo sempre um número maior de fiéis.

A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no mês de outubro com a realização do Círio e de outras doze procissões. São milhões de pessoas nas ruas de Belém durante toda a quinzena festiva. Para conhecer um pouco mais sobre o Círio, veja, abaixo, a entrevista completa que o Pe. Welinton Silva fez com o pesquisador dos aspectos oficiais do Círio de Nazaré, Marcelo Pinheiro.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno