Notícias

Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher, a importância da luta por direitos

Atualmente, as mulheres representam quase 53% dos eleitores no Brasil

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Nesta quinta-feira (3), é comemorado o Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher. A data foi criada em 1930, antes disso, as brasileiras não podiam eleger seus representantes, e os candidatos eram todos do sexo masculino.

A alteração foi aprovada pelo Senado, mas, com a Revolução de 1930, as atividades parlamentares foram suspensas. Só em 1934 o Código Eleitoral eliminou os entraves, mesmo assim, não tornava obrigatório o voto feminino, passou a ser obrigatoriedade em 1946.

Atualmente, as mulheres representam quase 53% dos eleitores no Brasil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses números são crescentes, as eleições de 2022 tiveram recorde de candidatas à Presidência da República, sendo a participação iniciada em 1989.

A luta por direitos continua

Apesar do marco histórico consagrado pela data, a luta feminina por igualdade em direitos e participação nas diferentes esferas da vida pública permanece atual e necessária. Os desafios refletem-se nos espaços de poder, onde homens ainda são ocupantes majoritários de cargos.

A legislação eleitoral tem trabalhado para criar medidas que promovam a igualdade na política, como o preenchimento obrigatório de 30% e o máximo de 70% de candidatos de cada sexo até 2038. Antes, a regra era tida apenas como uma orientação, e, dessa forma, os partidos não se empenhavam para preencher as vagas com candidatas mulheres.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno