Notícias

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, foi criada a campanha “Novembro Azul”

IMAGEM: Agência Santo Afonso

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata, no Brasil. Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, foi criada a campanha “Novembro Azul”.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar e vontade de urinar com frequência.

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

A indicação da melhor forma de tratamento depende de vários aspectos, como o estado de saúde atual. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença e intervindo se houver progressão da mesma.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno