Notícias

O que é a Comunhão dos Santos?

A comunhão e santidade devem estar alinhadas com a oração, ajudando a vivenciar o amor pelo próximo no cotidiano da vida

Agência Santo Afonso

A Comunhão dos Santos é a doutrina que atravessa a história da Igreja. A expressão indica a participação de todos os membros da Igreja na fé, sacramentos, carismas e outros dons espirituais. “Designa também a comunhão entre as pessoas santas, aqueles que pela graça estão unidos a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra, outros já partiram desta vida e intercedem pelos que aqui estão. Todos juntos formam, em Cristo, uma só família, a Igreja, para louvor e glória da Trindade”, informa Frei Paulo Sérgio, OFM.

Com o termo comunhão dos santos afirmamos a existência de uma íntima união sobrenatural entre todos os que são membros do Povo de Deus. “Como participamos da comunhão de todos os santos, vemos que somos capazes de compartilhar com o nosso próximo aquilo que Deus nos deu de mais precioso, que é ele mesmo. Jesus é o nosso mestre, é o caminho que devemos seguir”, explica a Irmã Beneditina da Divina Providência, Elizabeth Cuenca.

A comunhão e santidade devem estar alinhadas com a oração, ajudando a vivenciar o amor pelo próximo no cotidiano da vida. De acordo com o Frei Paulo, “comunhão significa a partilha, e a Igreja é o corpo místico de Cristo, nesse corpo cada um tem o seu valor e sua missão. Devendo estarmos abertos ao Espírito Santo para que possamos viver e celebrar a santidade, levando luz e testemunho aos outros para participar da comunhão dos santos”.

Na caridade e na comunhão cristã somos convidados, como católicos, a participar vivamente das celebrações e das visitas aos cemitérios para que sejam, efetivamente, um eloquente e sincero sinal de comunhão divina no amor, que se encerrará na eternidade junto à casa do Pai. Na vida em Deus não haverá mais tristeza, nem dor, nem separação, nem perda, mas apenas caridade, amor.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno