Notícias

Não se esqueçam dos mais necessitados

“É a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos”, Papa Francisco

Arte de divulgação do Dia Mundial dos Pobres no Brasil em 2022

O Dia Mundial dos Pobres será celebrado no dia 13 de novembro, no penúltimo domingo do ano litúrgico, com o mote “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). O Papa Francisco presidirá a missa na Basílica de São Pedro a partir das 10h na Itália, 6h no horário de Brasília.

O Santo Padre enviou uma mensagem pelo VI Dia Mundial dos Pobres. Nela Francisco comenta a tragédia da guerra na Ucrânia, que provoca a destruição do país e a fuga de milhões de pessoas. Ele fala de duas pobrezas: a de Cristo, que nos torna ricos, e a pobreza que mata: “É a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos.”

Papa Francisco explicou por que foi instituído o Dia Mundial do Pobre e como deve ser vivido. “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.”

A história da Jornada Mundial dos Pobres

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres, as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Cepast-CNBB assumiram coletivamente a animação e mobilização da data.

Dai-lhes vós mesmos de comer VI Jornada Mundial dos Pobres

Com informações da CNBB


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno