Notícias

COP27: Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas

As COPs são as mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima do globo terrestre

A Conferência do Clima das Nações Unidas iniciou nesse domingo (6), e ocorre até o dia 18 de novembro, em Sharm el-Sheik, no Egito. Com a presença de representantes oficiais de governos e da sociedade civil para discutir maneiras para enfrentar e adaptar-se às mudanças climáticas que o mundo enfrenta.

As reuniões da COP são necessárias, pois, o planeta está aquecendo por conta das emissões produzidas pelos seres humanos, principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão. Atualmente, a temperatura global caminha para 1,5°C, de acordo com os cientistas climáticos da ONU. Se subir até 1,8°C, pode expor metade da população a calor e umidade em níveis que ameaçam a vida.

Além da crise de energia impulsionada pela guerra na Ucrânia, dados mostram que o mundo não está fazendo o suficiente para combater as emissões de carbono. De acordo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, a COP27 visa produzir soluções climáticas que correspondam à proporção do problema. Até o momento, 197 países assinaram o documento.

História

As COPs são as mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima do globo terrestre. Iniciou-se em 1992, quando a ONU organizou a ECO-92, no Rio de Janeiro. Onde foi adotado a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e criado o Secretariado de Mudanças Climáticas da ONU.

Por meio da convenção, as nações concordaram em equilibrar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera evitando interferências perigosas da atividade humana no sistema climático.

Desde 1994, quando o tratado entrou em vigor, anualmente a ONU reúne quase todos os países para cúpulas climáticas globais. Nessas reuniões, foram negociados vários tratados para estabelecer limites de emissões poluentes e intensificar os esforços para tentar limitar o aquecimento global a 1,5°C.

COP27

A COP27 visa sair das negociações e planejar a implementação de todas as promessas feitas até o momento e especificar a maneira pela qual as nações devem medir suas emissões de forma prática e com igualdade de condições para todos. As discussões abrem caminho para o Balanço Global na COP28, em 2023.

Financiamento

Faz parte da agenda as discussões relacionadas a finanças. Os países em desenvolvimento fazem apelo aos desenvolvidos para garantir apoio financeiro suficiente aos mais vulneráveis.

Perdas e danos

As mudanças climáticas, por meio de fenômenos como ciclones tropicais, desertificação e elevação do nível do mar, causam danos financeiros aos países. Como a intensificação desses desastres naturais está sendo causada pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, principalmente de países ricos industrializados, os países em desenvolvimento, muitas vezes os mais afetados, argumentam que deveriam receber compensação.

Para acompanhar as diligências e verificar se os tratados estão sendo realizados, acesse o site oficial da COP27.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno