Notícias

Bem estar: cuidados com o joelho

Durante a realização da atividade física é de extrema importância o acompanhamento de um profissional

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Na correria do dia a dia muitos cuidados com a saúde e bem estar são deixados de lado. Em alguns casos, o indivíduo até realiza atividade física diária, mas, esquece de atentar-se para alguns membros e articulações mais utilizados durante a prática esportiva. É o caso do joelho, que exige movimentos intensos para suportar o corpo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é necessário realizar em média 30 minutos de atividade física diária. Muitas vezes, devido a rotina intensa de trabalho não é possível realizar esse mínimo, sendo ele necessário no fortalecimento das articulações. “A musculação é fundamental para ombros, joelho e coluna que ajudam na sustentação do corpo”, conta o educador físico Matheus Teixeira.

As atividades laborais do lar ajudam o corpo a ficar em movimento, mas não suprem as necessidades. “Existe uma ligação entre a musculação e o retardamento de várias doenças. Entre elas o diabetes, artrose e artrite. É importante estar em constante movimento para evitar os desgastes das articulações”, explica o educador.

Nos últimos anos, é visível o aceite da terceira idade na pratica esportiva e em busca de saúde e longevidade. Segundo Matheus, é perceptível o alívio das dores nas articulações após 30 dias de exercícios. No início, gera algumas dores musculares, que logo são transformadas em bem estar.

Durante a realização da atividade física é de extrema importância o acompanhamento de um profissional, para orientar sobre cargas e movimentos adequados que respeitem a individualidade.

Cuidados com o seu joelho
Alimentação: o seu corpo é o que você come. Faça uma alimentação saudável e um cardápio equilibrado, sem esquecer de ingerir bastante água.

Pratique exercícios: sedentarismo faz mal não só ao joelho, mas também a todo o corpo. Faça exercícios físicos, respeitando os seus limites.

Alongue: em casa, no trabalho, ou após os treinos. Se trabalha muito tempo sentado, procure levantar a cada 30 minutos.

Pé no chão: escolha um calçado ideal para cada ocasião. Se você pratica esportes como caminhada ou corrida, é importante saber o seu tipo de pisada. Sapatos inadequados causam dores nos pés e podem prejudicar os joelhos.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno