Notícias

COP27: o que esperar do maior evento do mundo sobre mudanças climáticas

O aquecimento global é o resultado dos efeitos naturais e dos produzidos pelo homem

IMAGEM: Agência Santo Afonso

A COP27 é o evento mais importante e o maior já realizado sobre as mudanças climáticas. A 27ª edição ocorre entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm El Sheik, no Egito. Neste momento, líderes mundiais estão reunidos para discutir sobre o tema e debater ações que devem ser implementadas para proteger o planeta.

O mundo passa por muitas alterações climáticas devido à produção industrial em grande escala, desmatamento, guerra, e aos fenômenos da natureza. Os cuidados com o globo terrestre e a proteção da casa comum devem ser partilhados por todos. “Nos últimos anos, estamos vendo uma disparidade das chuvas entre tempo e espaço. Isso é uma resposta da natureza devido às alterações climáticas”, informa o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo.

O aquecimento global é o resultado dos efeitos naturais e dos produzidos pelo homem. É de responsabilidade dos governos tomarem providências para dirimir os danos ao planeta, principalmente, próximo aos grandes centros urbanos que sentem mais o aumento da temperatura. Além de provocar a sociedade para participar ativamente nas causas de preservação da casa comum.

De acordo com o meteorologista, a grande vegetação da América do Sul, em grande parte a Amazônia, favorece e muito o Brasil. “As alterações climáticas são globais. Mesmo sendo nós brasileiros agraciados com uma extensa área verde, é perceptível os problemas provocados pelo efeito estufa em determinados locais”.

Estudo feito por brasileiros e austríacos, analisou dados dos últimos 40 anos da Agência Nacional das Águas, Mapbiomas e Institutos Internacionais de Meteorologia, e mostrou que o Brasil ficou mais seco em 42% do seu território. Leva tempo para reduzir esse aquecimento, por isso, a conscientização de responsabilidade está sendo disseminada pela COP27, que visa definir aspectos centrais para a implementação de acordos e falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno