Notícias

Dia Mundial dos Pobres: pastoral lança material para favorecer a preparação para a data

A luz da carta do Santo Padre é feito um convite aos fiéis, para atentarem-se aos reflexos da pobreza

Reprodução / CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança subsídio que trata do VI Dia Mundial dos Pobres, que este ano será realizado no próximo dia 13 de novembro. A Ação Sociotransformadora conta com a participação das Pastorais Sociais e Organismos que produziram material para favorecer a preparação em forma de jornada para a vivência, convivência e reflexão sobre a data.

De acordo com o Assessor da Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, Frei Olávio José Dotto, OFM, desde a primeira edição do Dia Dos Pobres foi pensado como uma jornada. “É algo concreto, um subsídio primeiramente com a carta do Papa Francisco, que é uma grande motivação. Depois, com elementos próprios que motivem as comunidades”, conta o Frei.

A luz da carta do Santo Padre é feito um convite aos fiéis, para atentarem-se aos reflexos da pobreza. O mote deste ano é o texto bíblico “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”.

Diante do quadro de fome no Brasil, “precisamos refletir políticas sociais junto aos pobres. Chamá-los para debater sobre suas necessidades. Pois, quem passa fome deve ser atendido com urgência”, conclui Frei Olávio José Dotto, OFM.

A história da Jornada Mundial dos Pobres 

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. O convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade.

No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres, as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Socio-transformadora da CNBB assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno