Notícias

Vida cristã de Bárbara Maix

Assumiu asilos de órfãos e pobres e criou pensionatos para jovens estudantes

Reprodução / Vatican News

Bárbara Maix nasceu em 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria.  Em 1848, ela deixa a sua pátria devido à perseguição religiosa. O destino era a América do Norte, mas no Porto de Hamburgo, na Alemanha, precisou mudar a rota e acabou emigrando ao Brasil.

De acordo com a vice-postuladora da Causa de Canonização de Bárbara Maix, Irmã Iraídes Dall’Agnol, desde criança, a jovem começou a sentir desejo missionário e profético. “Aos 15 anos ela fica órfão, juntamente com três irmãs. Ao estudar atividades manuais, juntou-se com algumas amigas e fundou uma pensão para ajudar jovens necessitadas”, afirma a irmã Iraídes.

 

Fundação

Ao chegar ao Brasil, deparou-se com pessoas que viviam em regime de escravidão, Bárbara, com suas Irmãs, foi ao encontro das necessidades mais urgentes, assumindo Asilos de órfãos e pobres e criando Pensionatos para jovens estudantes.

Em 8 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, Bárbara Maix fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), que é a segunda ordem religiosa mais antiga do Brasil. O objetivo das religiosas era se dedicar à educação de crianças e jovens, especialmente os mais pobres.

Beatificação de Bárbara Maix

Madre Bárbara Maix, foi beatificada em Porto Alegre (RS), em 6 de novembro de 2010, pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

Por sua intercessão, aconteceu a cura do menino Onorino Ecker, que sofreu uma queimadura grave, no inverno de 1944, em Santa Lúcia do Piaí (RS).

Enquanto o menino brincava, com seus irmãos, em volta do fogo, uma panela de água fervendo caiu sobre ele fazendo com que caísse sobre as brasas e respirasse vapor e cinzas ardentes. A comunidade local se uniu em oração, invocando a intercessão de Madre Maix. Em 15 dias, o menino Onorino ficou completamente curado.

O processo de Canonização requer um novo milagre após a beatificação. E é esse o fato que será investigado pela Igreja, um presumido milagre, ocorrido em Caxias do Sul.

Oração à Beata Bárbara Maix

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir sempre e em tudo a vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a graça que tanto precisamos… Nós vos pedimos também, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, a Canonização da vossa serva fiel Madre Bárbara Maix. Amém”.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno