Notícias

Relações familiares, como quebrar ciclos?

Faça uma escuta ativa com os seus filhos, eduque com amor

Todas as famílias estão sujeitas a crises ao longo de sua história. Esses acontecimentos não precisam causar danos aos membros da família. Eles devem criar uma necessidade de reorganização das relações entre os membros e descobrir novas formas de fazer fluir o sistema familiar.

De acordo com o psicólogo Wadson Arantes o início de uma família é a junção de um casal, onde cada um carrega uma bagagem de experiências e muitas vezes culturas diferentes. A partir deles são geradas outras vidas que necessitam de atenção e cuidados individuais.
“Os pais devem entender que cada filho é único. É como os dedos das mãos, nenhum é igual. Por isso, cada qual deve ser tratado respeitando a sua personalidade, dentro das normas legais e morais. Mas sempre com cuidado e amor”, esclarece o psicólogo.

Segundo Wadson, os filhos devem ser criados para serem protagonistas de sua vida. “Eles não vêm com bula. Por mais que vivamos em uma sociedade de macarrão instantâneo, onde a cada 2 ou 3 minutos se quer algo diferente, os pais precisam impor-se. Mostrar a sua autoridade como Jesus ensinou, cuidar com amor”, enfatiza Wadson.

Cabe a cada um passar por essas transições com diálogos sinceros e reparar os danos, independente do tempo. Para isso, é necessário compreender o legado transmitido pela família de origem, evitando que os problemas se estendam às relações afetivas ou se perpetuem na sua história individual.

Elimine o que faz sofrer
Decisões são necessárias para eliminar vícios emocionais provocados por relações familiares. Concentre-se em si mesmo, analise cada uma das suas decisões e entenda quais delas estão interferindo no andamento da sua vida.

Melhore o relacionamento familiar
Melhorar o relacionamento familiar requer tempo e paciência, além do perdão de muitos ressentimentos. É importante ouvir sem julgamentos, e o respeito mútuo deve estar sempre presente.

  • Incentive a expressão de sentimentos
  • Passe tempo juntos diariamente ou com frequência
  • Evite fazer comparações ou exigências
  • Pergunte quando não compreender algum comportamento
  • Marque um evento em família todos os meses
  • Conceda espaço quando necessário


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Leila Abreu
    29/8/2023 - 07:02:17

    Um texto que me trouxe tanto entendimento em poucas linhas. Seria muito bom que todos os homens, mães e pais de famílias, tivessem a oportunidade de lerem.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno