Notícias

Padre Pelágio Sauter: relíquias do Apóstolo de Goiás

Padre Pelágio deixou algumas relíquias durante as desobrigas

FOTO: Agência Santo Afonso

O mês de novembro é dedicado ao Padre Pelágio, que é conhecido como o Apóstolo de Goiás. Foi um missionário redentorista alemão que chegou ao Brasil em 1909, com a missão de evangelizar. Doou sua vida para anunciar o Evangelho.

Hoje, acompanhamos as relíquias – objetos que estiveram próximos ou utilizados por Pe. Pelágio Sauter -. De acordo com o FR. Alan Santana, CSSR, existem 3 graus das relíquias. “O grau é determinado conforme à proximidade do objeto com o Santo. A de primeiro grau é algo que está ligado ao corpo, como cabelo, unha, osso; a de segundo grau é algo que foi de uso pessoal; e de terceiro e último é algo que foi utilizado poucas ou uma única vez”, explica o frater.

O padre Pelágio deixou algumas relíquias durante as desobrigas – visitas para evangelização – nas casas de devotos. Elas são importantes por fazer lembrança do Santo específico. A Igreja do Santíssimo Redentor em Trindade (GO) conta com um

a relíquia de primeiro grau, nesse caso, os ossos, que estão na Capela Mortuária. Onde os devotos podem visitar e fazer suas orações.
No Seminário em Trindade existem relíquias de segundo grau, escova de dente, sapatos e chapéu. A Sala dos Milagres no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno conta com espaço especial em memória, com objetos utilizados pelo padre.

Pastoral da desobriga
Padre Pelágio chegou ao Estado de Goiás por volta de 1914, onde dedicou 47 anos ao próximo. Em um período que Goiás era sertão, Pe. Pelágio saia pelo sertão afora visitando os fiéis que não tinham acesso à Igreja.

Justamente por visitar tantas famílias, ajudar a resolver conflitos que chegavam a envolver a polícia e, principalmente, rezar pelos enfermos, muitas pessoas receberam graças através da sua intercessão.

Vamos rezar juntos pela beatificação de Pe. Pelágio Sauter?
Ó Divino Pai Eterno, que concedestes ao Venerável Pe. Pelágio o dom de anunciar o evangelho aos doentes, aflitos e abandonados, concedei-nos seguir seu exemplo de dedicação e invocá-lo como nosso modelo e protetor logo que a Santa Igreja oficialmente assim o declarar. Também vos pedimos a graça que mais necessitamos (faça o seu pedido). Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno