Notícias

Black Friday: veja dicas para não cair em armadilha

“Em compras pela internet, é preciso pesquisar a reputação da loja”, Ana Luiza

A Black Friday é uma ótima oportunidade para adquirir produtos por um preço menor. Com isso, algumas pessoas exageram na hora de encher o carrinho. Devido às festas de fim de ano o consumo tende a crescer nesta época do ano, e há quem perca o controle com a enxurrada de anúncios.

Pesquisa realizada pelo Instituto Boa Vista sobre a Black Friday de 2022 revela que 44% dos empresários esperam registrar faturamento superior ao ano de 2021. Devido a essa grande demanda, especialistas explicam que os consumidores devem ficar atentos aos falsos descontos. “Muitas lojas colocam preços mais altos antes da Black Friday, e depois lançam a “promoção”, gerando a metade do dobro”, explica a Advogada especialista em direito civil, Ana Luiza Fernandes.

A especialista lembra algo básico, mas que pode ser negligenciado quando começa a surgir as cascatas de promoções: a pesquisa. É necessário verificar quais os itens desejados, a qualidade, especificações e fornecedores, principalmente se forem desconhecidos. “Em compras pela internet, é preciso pesquisar a reputação da loja, se ela resolve os problemas com o consumidor, e como a empresa lida com esse tipo de problema relacionado à Black Friday.

Planejamento
É importante ter um planejamento. Verificar com calma os itens desejados para não ceder às tentações das promoções e comprar sem necessidade. A advogada alerta que as pessoas gostam de uma promoção. Então é preciso, além de analisar o item, verificar as formas de entrega, se o frete não fica muito mais caro que o produto.

Segurança na Black Friday
É importante que o consumidor esteja atento aos golpes. Ter cuidado com links falsos em redes sociais, com anúncios de forte apelo e atrativo, e preço muito abaixo do praticado no mercado.

De acordo com a advogada, se o consumidor verificar que os preços não estão corretos deve realizar denúncia no Procon da cidade onde reside. Se a pessoa for vítima de uma fraude com prejuízo financeiro é preciso registrar um boletim de ocorrência.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno