Notícias

COP27 termina com novo fundo contra danos climáticos

Conferência do clima no Egito decide criar fundo para perdas e danos

Terminou no domingo (20) a COP27, no Egito, com a adoção de uma declaração final e uma resolução sobre perdas e danos sofridos pelos países mais vulneráveis. O ponto fundamental do acordo prevê a criação de um fundo de compensação de danos climáticos aos países em desenvolvimento que são atingidos por efeitos climáticos.

Um comitê de transição elaborará as recomendações sobre as conduções de financiamento. A aprovação do fundo dedicado a perdas e danos deixou outras decisões para o próximo ano, incluindo quem tem que contribuir para o fundo.

O evento é visto como teste para a determinação da humanidade em enfrentar as mudanças climáticas. Mesmo a Europa passando por uma guerra, o mundo com problemas no mercado de energia e inflação, a COP27 havia prometido destacar a situação de países pobres que enfrentam consequências mais severas do aquecimento global.

A equipe de transição deverá operacionalizar mecanismos e termos de acesso a recursos potenciais que serão formalizados na COP28, que acontecerá em novembro de 2023 nos Emirados Árabes Unidos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno