Notícias

Emprego temporário: saiba como conquistar e transformar a vaga em definitiva

O período entre outubro e dezembro é uma janela para abertura de vagas temporárias

Com a chegada do fim do ano, aumentam as ofertas de vagas de trabalho temporário, o que pode representar uma ótima oportunidade para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a perspectiva é de contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários no país.

O gestor especialista em Recursos Humanos, Diogo Tonhati, diz que as contratações temporárias em muitos casos visam uma contratação posterior. “O aproveitamento das vagas temporárias é de quase 80%, sendo esses efetivados. O que é justo para empregador e colaborador durante a oportunidade temporária”, ressalta.

Para as pessoas que pretendem ser contratadas nesse período, a dica é “ser realista com o propósito, mostrar o interesse em vir a ser efetivado pelas empresas, demonstrar o diferencial quanto ao desempenho, e ser sincero. Essa atitude é bem-vinda na vida profissional e pessoal”, aponta.

Segundo o especialista é fundamental uma boa comunicação, ela é uma ferramenta essencial para alcançar a produtividade e manter fortes relações de trabalho em todos os níveis de uma organização. “As empresas estão buscando pessoas que querem trabalhar, independentemente da idade, desde que tenham disponibilidade de horário e saibam comunicar-se”, informa.

As vagas temporárias também podem ser uma boa saída para quem já está há um tempo fora do mercado de trabalho, acredita Diogo. “Quem está buscando recolocar-se no mercado, a vaga temporária leva ao network, conhecer pessoas que podem abrir portas”. Ele destaca ainda que é essencial o conhecimento. Fazer cursos, atualizações, e sair da zona de conforto.

Direitos do contratado temporário

Segundo o especialista, o trabalhador temporário tem direito a todos os benefícios que são assegurados aos profissionais com carteira assinada. O que inclui o pagamento de horas extras, adicional noturno, vale-transporte, descanso semanal remunerado, 13º salário proporcional ao tempo de serviço e férias, também proporcionais ao período trabalhado.

O que é descontado na folha de pagamento?

Os descontos serão os mesmos dos empregados contratados pela CLT. O trabalhador terá registro em carteira de trabalho, na condição de temporário, e recolherá Imposto de Renda e INSS.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno