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“Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”

Campanha para a Evangelização recorda que evangelizar é a vocação da Igreja

Imagem: Agência Santo Afonso

Com o propósito de divulgar o amor do Divino Pai Eterno, diversas campanhas são promovidas pela Igreja no Brasil. Uma delas é a Campanha para a Evangelização 2022, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o mote “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”, com incentivo à cultura do encontro.

A campanha deste ano teve início com a Solenidade de Cristo Rei, no dia 20 de novembro, e se estende ao longo do tempo do Advento, momento em que se inicia o caminho de um novo ano litúrgico na vida da Igreja.

O objetivo é despertar os fiéis para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil.

Cultura do encontro

Durante o Tempo do Advento, o Divino Pai Eterno renova a esperança de um mundo novo. Momento em que a Igreja convida todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade a intensificar a leitura da palavra de Deus.

O texto-base da campanha apresenta uma reflexão para reavivar os quatro pilares da ação evangelizadora: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária, propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, 2019-2023).

As reflexões sobre o tema proposto no texto-base retomam explicações do Papa Francisco para edificar a cultura do encontro, em especial a partir de trechos da encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a paz social.

A Campanha

A Campanha da Evangelização foi criada pela CNBB em 1998 e busca mobilizar os católicos para que assumam a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. Ela ocorre a partir do Domingo de Cristo Rei, e vai até o 3º Domingo do Advento, celebrado neste ano em 11 de dezembro.

A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% do montante arrecadado permanecem na diocese para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local; 20% do total arrecadado são encaminhados para os regionais da CNBB, com a mesma finalidade, sustentar as estruturas regionais de evangelização; e os demais 35% destinam-se à CNBB nacional, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.


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