Notícias

Diga não à violência contra a mulher

“Pelo modo como tratamos o corpo da mulher, vê-se o nosso nível de humanidade”, Papa Francisco

“A violência exercida contra uma mulher ou a sua exploração não é um simples reato, é um crime que destrói a harmonia, a poesia e a beleza que Deus quis dar ao mundo”, a frase é do Papa Francisco em sua rede social twitter, nesta sexta-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulher.

Um vídeo especial produzido pelo Vatican News faz referência a uma reflexão feita por Francisco durante a homilia de 1° de janeiro de 2020, Dia da Paz e Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus. Com palavras que ganham força neste dia dedicado à eliminação da violência contra as mulheres.

“O renascimento da humanidade começou pela mulher. As mulheres são fontes de vida; e, no entanto, são continuamente ofendidas, espancadas, violentadas, induzidas a se prostituir e a suprimir a vida que trazem no seio. Toda a violência infligida à mulher é profanação de Deus, nascido de uma mulher. Pelo modo como tratamos o corpo da mulher, vê-se o nosso nível de humanidade.”

violência mulher

Ações

A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a favor dos direitos de mulheres e meninas viverem sem violência. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros (divulgado em 2021, com base em dados de 2000 a 2018), uma em cada três mulheres em todo o mundo sofre violência, números que permaneceram praticamente inalterados na última década.

No Brasil, a data conta com muitas ações promovidas em todo o país. Visando a conscientização das pessoas sobre os tipos de violência contra mulher e como denunciá-las. É comum pensar na violência como algo físico e palpável. Mas existem muitas outras formas de abuso contra as mulheres.

Muitos países possuem leis específicas de proteção à mulher, a legislação brasileira possui a Lei Maria da Penha, e é considerada uma das três mais avançadas do mundo. Apesar do avanço nas leis, o Brasil é o 7º país, em uma lista de 84, com o maior número de homicídios de mulheres.

Para denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher, basta ligar de graça e de forma anônima para o Disque 180.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno