Notícias

Diretório de Comunicação é aprovado pela CNBB

Material visa motivar a Igreja a uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O documento é o mesmo de 2014, porém com atualizações.

Todo o processo foi realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e o Grupo de Reflexão em Comunicação (Grecom). O material visa motivar a Igreja a uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade.

Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o material aprovado não é um novo diretório, mas o mesmo documento aprovado em 2014 com as atualizações necessárias.

Diretório de Comunicação é aprovado pela CNBB

A melhoria inclui o magistério do Papa Francisco sobre comunicação; aborda novos elementos sobre a dinâmica de comunicação na atualidade, principalmente no que tange ao meio digital; situa melhor a comunicação como uma realidade estratégica no processo de evangelização, e não apenas como ferramenta; além de harmonizar a linguagem, evitando contradições entre alguns termos da Igreja.

Além do magistério do Papa Francisco, o documento aponta para questões atuais, como o período da pandemia, aspectos negativos do ambiente digital como a desinformação, e a necessidade de o diretório indicar luzes também do ponto de vista pastoral.

O texto foi disponibilizado para os bispos, para contribuições e indicações de mudanças antes da votação, mas foi aprovado sem ressalvas.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno