Notícias

Missionários Redentoristas em Goiás

Missão é guiada pelo Divino Pai Eterno

Foto: Carlos Roberto

São 290 anos da Fundação Redentorista. Há 128 anos, os primeiros Missionários Redentoristas chegavam em Goiás. Vindos da Alemanha, após 16 dias de viagem, aportaram no Rio de Janeiro (RJ). Chegaram em Goiás no dia 12 de dezembro de 1894, após 26 dias de viagem a cavalo e 480 km percorridos.

“Nós Missionários Redentoristas celebramos o início da missão em terras goianas. Os redentoristas foram convidados pelo bispo daquela época para vir cuidar do Santuário do Divino Pai Eterno, e foi atendido. Desde então, começou essa bonita história que está intimamente ligada à Romaria de Trindade”, conta o Pe. André Ricardo, CSSR, que acrescentou: “eles chegaram para servir ao povo goiano, principalmente os devotos do Divino Pai Eterno”.

Santo Afonso de Ligório fundou a congregação redentorista na Europa. Para seguir a caminhada de fé, deixou tudo que havia construído para trás. O seu legado inspirou muitos outros. “Eu sou redentorista porque um dia eu ouvi a pregação de outro redentorista. E me apaixonei pela missão, que traz à tona o amor ao Pai Eterno”, conta o Pe. João Bosco, CSSR.

Os redentoristas continuam o Carisma deixado por Santo Afonso. De anunciar o Evangelho e a misericórdia de Deus. Um Deus apaixonado pelo ser humano, que se fez carne e habitou entre nós. Com a missão de levar a todos a Copiosa Redenção. Essa missão é guiada pelo Espírito Santo, que se manifesta com seus dons, agindo em cada confrade, de acordo com o dom que o Espírito Santo lhe deu.

O Carisma é levado adiante pelos missionários leigos, que são as pessoas que participam das atividades da Igreja. “Foi confiada a missão de revigorar a missão dos leigos na província de Goiás”, conta o padre João Bosco.

Missionários Redentoristas em Goiás

Desde as primeiras décadas, a comunidade redentorista sempre foi numerosa devido às necessidades de se implantar a infraestrutura necessária para realizar a missão evangelizadora.

No final dos anos de 1980 se discutiu a criação de uma província no Brasil Central, que tomou mais força a partir de 1993. Em 11 de dezembro de 1994, o Pe. Juan Lasso de La Vega, então Superior-Geral da Congregação, comunicou ao Pe. Fábio Bento, então Superior Vice-Provincial, a data da instalação canônica da nova Província de Goiás.

São 128 anos de história e serviços prestados aos mais necessitados.  Os missionários começaram a evangelizar partindo da cidade Campininha das Flores. Expandiram-se para todo o estado de Goiás, até Tocantins. Foram muitos os redentoristas que fizeram a diferença na região, entre eles, o Padre Pelágio.

No início, Padre Pelágio e seus companheiros andavam a cavalo, fazendo desobriga em várias cidades, levando conforto às famílias e alimentando a fé das pessoas naquela época.

O número de devotos do Divino Pai Eterno de hoje, deve-se à propagação da fé católica por meio da pregação e da oração dos redentoristas. Desde então, a missão cresceu. Hoje a província compreende quatro capitais federativas: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins. Atualmente o alcance é grande pelos meios de comunicação, como a TV Pai Eterno e a Rádio Difusora Goiânia.

Com a chegada dos Redentoristas em Goiás, houve também a cristianização da Romaria de Trindade. O mesmo espírito daqueles que deixaram a Alemanha em 1894 para iniciar a missão no Brasil Central incentiva as frentes missionárias da atualidade.

No mundo, existem aproximadamente 5.500 Redentoristas, e eles trabalham em 77 países nos 5 continentes, ajudados por muitos homens e mulheres que colaboram em sua missão e juntos formam a Família Redentorista. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o ícone missionário da Congregação.

 

 

 

 

Galeria de Fotos


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Marcos Antônio Moura da Silva Silva
    17/12/2022 - 13:26:25

    É com grande satisfação e fé, o reconhecimento do trabalho de evangelização realizado pelos Missionários Redentoristas no Brasil!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno