Notícias

Dengue: o aumento do número de casos é preocupante

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o mosquito transmissor

Reprodução / freepik

Com a chegada do período chuvoso é preciso reforçar as medidas de prevenção e conter os avanços da dengue. A doença é provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, vetor do vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o Distrito Federal contabiliza mais de 67,2 mil casos de dengue desde o início do ano. Em números absolutos, Goiânia, capital de Goiás, está em segundo lugar, com quase 53,8 mil casos. E, em terceiro lugar, está a cidade de Aparecida de Goiânia, também em Goiás, com pouco mais de 25,1 mil notificações de dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue cresceram 184,6% neste ano de 2022. “As pessoas se esqueceram da dengue. Durante a reclusão da pandemia, a limpeza e cuidados com os vasos de plantas eram limpos. A vida foi voltando ao normal e as pessoas esqueceram das boas práticas”, conta a médica infectologista Larissa Tiberto.

Algumas pessoas conseguem se recuperar bem da doença, sem precisar de internação. Infelizmente, muitas vão a óbito. De acordo com a especialista, cada organismo é único. “Ao ser infectado pelo vírus da dengue, é essencial o repouso. Pois, a dengue faz cair as plaquetas e com isso suscetível ao sangramento. Ingerir muito líquido para hidratar-se, e não tomar anti-inflamatórios”.

A dengue, a chikungunya, o zika e a febre-amarela são todas causadas pelo Aedes Aegypti, chamadas de doenças tropicais. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dores abdominais e dor no fundo dos olhos. “Ao sentir alguns desses sintomas, procure imediatamente atendimento médico para realizar exames e verificar de qual doença se trata”, explica a médica.

Algumas regiões são mais suscetíveis às epidemias de dengue. Mas nos últimos anos o aquecimento global faz com que o vírus chegue a locais que antes não sofriam com a doença. Sendo a prevenção o melhor remédio contra o mosquito transmissor.

Os cuidados contra a dengue continuam os mesmos: evitar o acúmulo de água parada e lixo em quaisquer recipientes, dentro ou fora de casa, onde possa haver um criadouro do mosquito.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno