Notícias

Celebração do Natal

Como você e sua família se preparam para celebrar essa solenidade cristã?

O momento é de celebrar o Mistério da Encarnação do Verbo Divino. Olhar com humildade e singeleza, e mergulhar no mistério da humanidade a partir de Jesus Cristo. É momento de vivenciar a cerimônia anual que faz parte da história, preparando-se individualmente e em família na espera do Salvador.

Algumas pessoas dizem, com certo desânimo, que “mais uma vez é Natal”. Mas a data é importante para a sociedade. “Esses ritos em torno da família trazem condições positivas. Além de pregar o nascimento de Cristo, existe o reencontro com as pessoas que fortalecem os laços familiares”, explica a socióloga Ludimilla Rosa.

Mesmo sendo uma celebração anual, a cada ano é um frescor diferente devido ao seu significado. De acordo com Dom Francisco Agamenilton, Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO) estamos para celebrar o nascimento do Salvador. “Ele é novidade eterna, ultrapassa todos os nossos limites e entendimentos. Já são 2022 celebrações natalinas, e cada uma é diferente”.

Ainda de acordo com Dom Agamenilton, é preciso se preparar para essas datas celebrativas e abrir o coração para o Divino Pai Eterno. Prestar atenção ao entorno e últimos eventos da vida comunitária e perguntar para Jesus sobre todos os acontecimentos. “Ele nos visita e traz respostas”.

A data é cheia de tradição e sentimentos, esses, infelizmente não perduram durante todo o ano. A socióloga aponta que muitas pessoas assimilam o mês de dezembro para compartilhar a fraternidade, caridade e amor ao próximo. “São momentos que as pessoas se perdoam mutuamente. Mas durante o restante do ano os mesmos sentimentos ficam sombreados. Devemos fazer valer ao longo de todo o ano a conviver com o sentimento de humanismo”, conta Ludmilla.

Em razão da pandemia de Covid-19 nos últimos anos, muitos devem se reunir pela primeira vez com os familiares neste fim de ano. Devido às perdas de entes queridos e por questões políticas, aflorou-se todo tipo de sentimento, mas este é o momento de reconectar e pacificar.

“É possível fazer o tecido social, pois é Natal. A vinda de Deus restaura todo o pesar. Esse tempo passa pela reconciliação, mesmo que em algumas casas não tenha havido desavenças, é importante reconciliar com quem pensa diferente. Somos todos irmãos em nome de Jesus, e não podemos viver em estado de brigas. O apelo para experimentar a alegria do Natal é pedir perdão”, finaliza Dom Agamenilton.

Ao refletir sobre o sentido do Natal, Papa Francisco recorda que Jesus é o dom de Deus para nós. “Quanta gente na própria vida nunca experimentou uma carícia, uma atenção de amor, um gesto de ternura…O Natal nos impele a fazê-lo. Assim Jesus vem nascer ainda na vida de cada um de nós e, através de nós, continua a ser dom de salvação para os pequenos e os excluídos”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Moisés Andrade
    23/12/2022 - 19:20:18

    Feliz Natal!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno