Notícias

IPVA 2023: o imposto vai acompanhar a valorização dos carros novos e usados

A estimativa é que o aumento do imposto seja 10% mais caro

Reprodução / freepik

O mês de janeiro está batendo à porta, e com ele vem as dívidas de início de ano, como os impostos, taxas, seguros, além das despesas de férias. Se não bastasse tantos boletos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar mais caro em 2023.

A estimativa é que o aumento do imposto seja 10% mais caro, segundo a empresa Zapay, uma startup de tecnologia e pagamentos de despesas com veículos, como impostos, multas e licenciamento. O imposto é calculado sobre as tabelas de preços de veículos usados, como a FIPE e KBB.

O que muda de um Estado para o outro é o valor da alíquota cobrada pelo imposto, e isto vai variar de acordo com cada estado. E, dependendo, é possível ter um desconto de até 15% no IPVA ao pagar à vista.

Veículos a partir de 15 a 20 anos de fabricação são isentos do imposto, juntamente com veículos com motor de cilindrada inferior a 50 cilindradas. Para verificar o valor do seu IPVA, a partir da primeira semana de janeiro de 2023, acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito de onde o seu veículo é registrado.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno