Notícias

INSS 2023: saiba quais são as mudanças para dar entrada na aposentadoria no próximo ano

Faça uma análise para entender em qual regra você se encaixa melhor

Reprodução / freepik

Quem planeja dar entrada na aposentadoria no próximo ano, deve ficar atento às novas regras do INSS para 2023. As mudanças se devem à Reforma da Previdência ocorrida em 2019, que até hoje afeta a concessão de benefícios pagos pelo INSS.

Confira a seguir como vai ficar a aposentadoria em 2023 e as regras para quem vai solicitar o benefício ano que vem.

Aposentadoria por idade mínima progressiva 

Nesse caso, para conseguir se aposentar em 2023, as mulheres precisam ter 58 anos e 30 anos de contribuição. Já os homens, precisam cumprir os requisitos de 35 anos de contribuição e 63 anos de idade.

Aposentadoria por pontos 

Nesse, a idade da pessoa é somada ao tempo em que ela contribuiu. As mulheres precisam somar 90 pontos, tendo 30 anos de contribuição no mínimo.

Já os homens, precisam somar 100 pontos, em que precisam de 35 anos de contribuição ao menos para conseguirem se aposentar.

Aposentadoria por Idade 

Os homens precisam ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição. Já as mulheres, precisam ter 62 anos de idade e contribuído por 15 anos também.

Principais mudanças: faixa etária 

O tempo de contribuição para os homens, foi para 20 anos, e para as mulheres, 15 anos. Na aposentadoria especial, que é voltada para os segurados que desempenharam atividades consideradas de alto risco de insalubridade, o tempo de contribuição muda de acordo com o grau da atividade que era exercida.

É extremamente importante que, caso você esteja planejando se aposentar no próximo ano, faça uma análise para entender em qual regra você se encaixa melhor.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno