Notícias

Especialista fala sobre as expectativas para investimentos neste ano

Segundo economista, quem deseja investir deve realizar um planejamento familiar antes

Reprodução / freepik

Organização financeira com certeza é a meta de muitas pessoas para o ano que se inicia. Mas, devido à recente pandemia da Covid-19, guerra na Ucrânia, eleições e a alta da inflação mundial, que são fatores que impactam no mercado financeiro. Neste cenário de instabilidade, o economista André Braz dá dicas para colocar as finanças em ordem.

Com a taxa básica de juros em 13,75%, “os investimentos mais conservadores, sem volatilidade, estão mais atraentes no momento. Muitos investidores estão apostando em renda fixa como tesouro direto, ou, em investimentos atrelados à Selic que estão pagando mais”, conta o economista.

Devido à troca de governo, e sem propostas claras para a economia, a expectativa é que haja um aumento de gastos. “As incertezas contribuem para que as taxas básicas de juros fiquem mais altas. O que não é bom, pois aquela pessoa que precisa pegar um empréstimo vai pagar muito mais de juros. O que dificulta aquecer a economia”, explica André.

Em casos que a pessoa tem dinheiro para investir, o momento é um bom cenário. De acordo com o economista, “a possibilidade de redução de juros é para o último trimestre de 2023, a taxa de 13,75% vai se manter. Atraindo investidores que querem acumular um pouco mais de riqueza sem riscos”.

Para quem deseja investir este ano, o conhecimento é necessário. Muitos que não tem tempo e desejam começar a aplicar as suas finanças, podem procurar ajuda de uma instituição financeira. “Vale a pena buscar informações de um especialista, para verificar o perfil do investidor e em qual investimento ele se enquadra”, explica o especialista.

Antes de começar a investir é importante realizar um estudo familiar. Anotar os ganhos e gastos, e verificar onde esses estão sendo empregados desnecessariamente. Ao analisar desta maneira, é possível alocar os supérfluos em bons investimentos.

Segundo o economista, o valor para começar a investir é mínimo, sendo abaixo de R$100 reais. “Uma caderneta de poupança, por mais simples que seja, é o início de uma cultura de investimento. É com pouco que se começa, e depois a pessoa migra para outros tesouros”, finaliza André.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno