Notícias

Qual a importância de uma Basílica?

Ela é o centro evangelizador de uma comunidade

Foto: Agência Santo Afonso

No mundo, existem alguns templos com o título de Basílicas. E eles são extremamente importantes para a vida de fé. No Império Romano era o lugar onde estava localizado o Tribunal de Justiça. Ao longo da história, os papas autorizaram o título a um templo devido à sua importância espiritual e histórica.

A basílica é o centro evangelizador de uma comunidade, onde ocorrem as celebrações litúrgicas. Nelas são colocados os tesouros sagrados da Igreja, como túmulos e relíquias de santos; e promovem a divulgação dos documentos da Santa Sé.

A palavra “basílica” significa Casa do Senhor. Em Trindade, Goiás, está localizada a única Basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Foi em 4 de abril de 2006, quando o então Papa Bento XVI concedeu o título ao Santuário. No mesmo ano, em 18 de novembro, deu a instalação da Sacrossanta Basílica.

Nos dias atuais, nem todas as igrejas em que se reúnem os fiéis mantêm a arquitetura que caracterizava as basílicas antigas. O termo aplica-se a templo que tem esse título por uma tradição imemorial e por concessão do Papa. Em todo o mundo, existem apenas 1806 basílicas. Cerca de 32% delas estão localizadas só na Itália, país que possui 576 templos que se enquadram nessa categoria.

Tipos de basílica 

São dois tipos de basílica, sendo a maior e a menor. Em Roma, existem quatro templos que levam o título de basílica maior: a Basílica de São Pedro; a Basílica de Santa Maria Maior; a Basílica de São Paulo Extramuros e a Basílica de São João de Latrão.

A basílica maior tem um altar grande, no qual apenas o papa e seus delegados podem celebrar a missa. Além disso, distingue-se porque tem uma porta santa que os fiéis podem cruzar durante um ano santo para ganhar uma indulgência plenária.

As menores são os templos que receberam esse título pela concessão do papa ou da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Basílica do Divino Pai Eterno

Por volta de 1848 foi construída a primeira capela coberta com folhas de buriti. Tempos depois, uma capela maior foi edificada às margens do Córrego Barro Preto. Uma terceira capela foi erguida em 1876. Já o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Esse Santuário passou a ser a Paróquia Matriz de Trindade.

A pedra fundamental do atual Santuário foi lançada em 1943. Mas só em 1974 que foi possível a realização da novena e festa do Divino Pai Eterno no local. Em 1994, iniciou-se a reforma e adaptação do templo, no sentido de dar a ele a dignidade de ser chamado “Santuário do Divino Pai Eterno”.

Em novembro de 2006, um tríduo em preparação para o título de Sacrossanta Basílica do Divino Pai Eterno foi oficializado.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Maria José Ramos Cardoso Cardoso
    7/1/2023 - 18:44:27

    Oração pela minha família.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno