Notícias

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental?

Todos têm direito à saúde mental

Reprodução / freepik

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção da Saúde Mental no mundo. Visa chamar a atenção das pessoas, das instituições, e das autoridades para as necessidades relacionadas ao psicológico. A campanha deste ano tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”, promovendo uma reflexão acerca das relações e seus sentidos.

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas. De acordo com a psicóloga Fernanda Machado, é necessário se programar e não fazer pressão para ter saúde mental. “A campanha do Janeiro Branco foi criada no início do ano aproveitando essa simbologia do recomeço. Um novo ciclo, de um novo ano. Assim, as pessoas entendem a importância de cuidar também da saúde mental. E estabelecer metas faz parte do equilíbrio, pois passa a se refletir sobre o olhar para si”.

De acordo com o site oficial da campanha (janeirobranco.com) a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais é possível projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Fernanda informa que é muito importante que as pessoas que apresentem e percebam os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde, além de buscar participar de grupos da igreja. “Não existe uma forma única de adoecimento mental. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar, e principalmente, estar em companhia de pessoas que te façam sentir bem”.

A Vida pede Equilíbrio

O momento é para cuidar da saúde mental, prevenir das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras. Reúna a família, converse com colegas de trabalho, da igreja e fale sobre seus sentimentos, a saúde mental é muito importante para uma vida feliz.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno