Notícias

Doenças cardiovasculares merecem atenção da população

Na maioria das vezes, as doenças cardiovasculares não apresentam sintomas

Reprodução / freepik

No mundo, mais pessoas morrem a cada ano de doenças cardiovasculares, principalmente doenças isquêmicas do coração e acidentes vasculares cerebrais (AVC) – do que por qualquer outra causa, é o que diz a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

No Brasil, em 2022 mais de 280 mil pessoas morreram por causa de doenças ligadas ao coração. A maioria das vítimas faz parte do grupo da terceira idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), boa parte das mortes que compõe essa estatística podem ser evitadas.

Segundo o médico cardiologista Rodrigo Paashaus, a principal doença e que está ligada ao óbito é a “coronariana, que é a obstrução das artérias coronárias, que entopem os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. Em Goiás, ainda tem muita prevalência da doença de chagas que leva ao coração inchado e arritmias cardíacas”, informa o médico cardiologista.

Em muitos casos, não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos. Um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o primeiro aviso. Por isso, a prevenção é muito importante. Rodrigo explica que os “exames de rotina são essenciais para manter a saúde, mas, ao sentir uma dor no peito que parece um esmago, pode ser preocupante”.

A maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso exagerado de álcool.

Devido à correria do dia a dia, “se conseguir combater o estresse emocional. Realizar atividade física regularmente e alimentação são pré-requisitos para ter uma saúde saudável. O tabagismo deve ser cessado, esse causa muitas doenças cardiovasculares”, finaliza o médico.

Principais sintomas das doenças cardiovasculares

  1. Ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais

Dor ou desconforto no centro do peito;

Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.

Além disso, a pessoa pode ter dificuldade em respirar ou falta de ar; sensação de enjoo ou vômito; sensação de desmaio ou tontura; suor frio; e palidez. Mulheres são mais propensas a apresentar falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou mandíbula.

O sintoma mais comum de um acidente vascular cerebral é uma súbita fraqueza da face e dos membros superiores e inferiores, mais frequentes em um lado do corpo. Entre os sintomas, estão:

  • Dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
  • Confusão, dificuldade para falar ou para entender;
  • Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos;
  • Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;
  • Dor de cabeça intensa sem causa aparente; e
  • Desmaio ou inconsciência.

Se apresentar um desses sintomas, procure assistência médica imediatamente.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno