Notícias

Conheça as comidas brasileiras de várias regiões

Alguns pratos já são considerados patrimônio imaterial

Reprodução / freepik

O Brasil é riquíssimo quando o assunto é a alimentação. Toda as regiões têm as suas comidas típicas, ou seja, os alimentos mais comuns daquele lugar. O país possui uma culinária riquíssima devido à diversidade de culturas que se instalaram, como indígenas, europeus e africanos, e marcaram a história da alimentação brasileira.

Nordeste

Além das praias e do carnaval, a culinária nordestina é destaque no Brasil e no mundo, com sua variedade de temperos que marcam aqueles que experimentam. Entre as iguarias está a tapioca – uma massa fininha extraída da goma da mandioca – que é recheada com coco ralado, queijo, leite condensado e com muitos outros ingredientes, vai de acordo com o paladar.

Outro prato que não pode faltar nas casas nordestinas é o cuscuz. Uma massa de milho que avisa quando está pronto pelo cheiro que deixa no ar. Tudo fica delicioso com ele: ovo, queijo, leite de coco, carnes ou até apenas com uma manteiguinha, uma delícia!

Um outro prato típico é a buchada de bode. Esse é aquele prato que você ama ou não. É feito com as vísceras do animal: fígado, rim, além das tripas, que são cortadas e colocadas dentro do bucho do bode. Tudo é muito bem limpo e cozido. Com o caldo do cozimento, é feito um pirão para acompanhar o picadinho. E para fechar as delícias do nordeste está o caranguejo, que pode ser consumido só ou com um pirão; e cozido ao leite de coco ou no molho de tomate. Delicioso!

Centro-Oeste

O cerrado, no qual está localizada a região centro-oeste, possibilitou a formação da identidade cultural que pode ser estudada a partir da culinária goiana. No Estado de Goiás, algumas comidas já viraram patrimônio imateriais como é o caso dos sanduíches feitos em pit dogs.

Tem também a jantinha que acompanha o espetinho de carne e o empadão goiano, que já foi destaque em outros países. Além da famosa pamonha, que é feita da massa do milho; podendo ser assada, cozida, de sal, doce, com frango, linguiça ou carne seca.

O Distrito Federal, considerado o coração do Brasil, é onde muitos trabalhadores de todas as partes do país deixaram um pouco da sua cultura alimentar. Devido a culinária multicultural, a acarajé é encontrada em vários pontos da cidade. Os brasilienses também adotaram o açaí natural, que é o puro e muito mais saudável. Além do cuscuz e o cachorro-quente.

Sudeste

Para finalizar, o sudeste conta com vários pratos típicos que são os favoritos dos brasileiros: a feijoada, a moqueca, o pão de queijo e muito mais. Com destaque para o prato típico paulistano que é o bauru, hoje conhecido em diversas partes do país. Desde 2018, esse alimento é um patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno