Notícias

Dia da universidade: espaço que transforma vidas

Em uma instituição católica de ensino superior, o conhecimento está a serviço da realização plena de cada ser humano

Imagem / Agência Santo Afonso

Nesta quarta-feira (18) de janeiro é celebrado o Dia da Universidade, em homenagem às instituições responsáveis por transformar vidas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Brasil possui 2.608 instituições de ensino superior. Com isso, não podemos deixar de destacar as principais Universidades Católicas pelo mundo, sobretudo pela importância na transformação social, que visa uma sociedade mais justa, plural e para todos.

Em toda universidade católica, devido a sua vocação eclesial, fica mais evidente a acolhida, a sua compreensão e análise crítica e a consequente sugestão de caminhos que conduzam ao bem-estar. Em uma instituição católica de ensino superior, o conhecimento está a serviço da realização plena de cada ser humano em sua dignidade e vocacionado para o bem.

  • Universidade de Bolonha

Fundada na Itália, em 1088, Bolonha é considerada a universidade mais antiga do mundo. Atualmente ela oferece cursos de ciências humanas, biológicas e exatas, além de estar ranqueada entre as melhores do mundo.

  • Universidade de Oxford

Considerada a melhor universidade da atualidade, Oxford foi fundada em 1096, no Reino Unido.  Hoje ela oferece mais de 200 cursos de graduação e conta com quase 25 mil alunos.

  • Universidade de Cambridge

Com quase 815 anos, Cambridge é uma tradicional instituição de ensino superior que localiza-se na cidade de Cambridge, no Reino Unido. Nomes como Isaac Newton e Stephen Hawking estão entre alguns dos ex-alunos mais consagrados da instituição.

  • Universidade de Coimbra

Criada em 1290, em Portugal, a Universidade de Coimbra contava, inicialmente, com cursos de Artes, Direito, Medicina e Teologia.  Em 2013, a instituição foi declarada Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Também batizada como Universidade do Brasil, a UFRJ é fruto da união de outras três instituições de ensino criadas no início do século XIX.  Em 2022, ela saltou do 369º lugar para o 333º, permanecendo no posto de melhor federal do Brasil.

  • Universidade de Buenos Aires

Com o lema: “A virtude argentina é a força e o estudo”, a Universidade de Buenos Aires completou, em 2021, dois séculos de existência.  Além disso, a universidade teve como estudantes e professores, cinco ganhadores argentinos do Prêmio Nobel, e formou pelo menos 15 presidentes argentinos.

  • Universidade Yale

Com quase 325 anos, a Universidade Yale já formou inúmeros ganhadores de Prêmio Nobel, juízes da Suprema Corte e presidentes dos Estados Unidos. A instituição é conhecida como uma das mais seletivas do mundo. Em 2018, ela admitiu 6.31% de um total de mais de 30 mil candidatos para graduação.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno