Notícias

Semana de oração pela unidade cristã

Aprendendo a fazer o que é certo

Imagem / Agência Santo Afonso

Hoje inicia a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023. A campanha é promovida pela Charis, que opera os trabalhos promovendo a unidade do corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo.

Leituras do dia

Isaías 1, 12-18

Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça, chamai à razão o espoliador, fazei justiça ao órfão, tomai a defesa da viúva.

Lucas 10, 25-36

Perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

Reflexão

De acordo com Isaías, Deus quer o povo judeu não somente praticando a justiça, mas assumindo o princípio de fazer sempre o que é certo, não somente em relação aos órfãos e viúvas, mas também fazendo o que é certo e bom para qualquer pessoa marginalizada na sociedade. A palavra hebraica para o ‘bem’ é yaw– tab, que significa ser alegre, cheio de prazer, agradável, fazer o bem, fazer algo bonito.

Ser cristão significa ser um discípulo. Todos os cristãos se colocam sob a Palavra de Deus, aprendendo juntos o que significa fazer o bem e percebendo quem está necessitado de sua solidariedade. À medida que a sociedade se torna indiferente às necessidades de outros, nós, como filhos de Deus, precisamos aprender a assumir a causa de nossos irmãos e irmãs oprimidos, falando a verdade para os poderosos e, se necessário, assumindo a causa deles para que possam viver em paz e com justiça. Fazendo assim estaremos sempre praticando o que é certo!

Nosso compromisso de erradicar e ser curados do pecado do racismo requer que estejamos preparados e que desejemos estar em bom relacionamento com nossos irmãos e irmãs cristãos.

Unidade dos Cristãos

Um mestre da lei perguntou a Jesus: “E quem é meu próximo”? A resposta de Jesus nos chama a ver além das divisões de religião, tribo e nacionalidade para reconhecer as necessidades do nosso próximo. Os cristãos também precisam olhar para além das divisões dentro da família cristã para reconhecer e amar os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Desafio

Quem são os marginalizados e oprimidos na nossa sociedade? Como as Igrejas unidas podem caminhar juntas com esses irmãos e irmãs, atendendo suas necessidades e falando em seu favor?

Oração

Senhor, chamastes vosso povo da escravidão para a liberdade.

Dai-nos força e coragem para ir ao encontro dos que permanecem em necessidade de justiça. Faz-nos perceber essa necessidade e providenciar ajuda, e através de vosso Santo Espírito, uni-nos no único rebanho de Jesus Cristo, nosso Pastor. Amém.

Nesta Semana de Oração, devem os cristãos, por isso, continuar a perguntar-se: “Como podemos viver a nossa unidade de cristãos para enfrentar os males e as injustiças do nosso tempo?”

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno