Notícias

2º dia da semana de oração pela unidade cristã

Quando o direito é colocado em prática

Imagem / Agência Santo Afonso

Nesta quinta-feira (19) é o segundo dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023. A campanha é promovida pela Charis, que opera os trabalhos promovendo a unidade do corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo. Dedique-se na leitura e reflexão abaixo.

Leituras

Provérbios 21, 13-15

Quando o direito é colocado em prática, para o justo é uma alegria, para o malfeitor, porém, uma calamidade.

Mateus 23, 23-25

A justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer.

Reflexão

O livro de Provérbios já no seu início se dispõe a mostrar-nos sabedoria no que diz respeito a uma “educação esclarecida com justiça, equidade e retidão” (Pr. 1,2-3). Através de seus oráculos de sabedoria, o chamado a agir com justiça e buscar retidão é um refrão constante, incansavelmente partilhado e afirmado como sendo mais agradável para Deus do que sacrifícios. Numa frase preciosa de sabedoria, o orador assegura que existe correta alegria quando é praticada a justiça. Mas a justiça é algo que incomoda os praticantes de iniquidade. Os cristãos, no meio de suas separações, devem estar unidos na alegria quando a justiça é praticada e devem estar preparados para se manifestar juntos quando essa justiça encontra oposição. Quando fazemos o que o Senhor nos pede e ousamos buscar a justiça, podemos nos encontrar em meio a um turbilhão de resistência e oposição diante de qualquer (nossa) tentativa de fazer o que é certo para os mais vulneráveis que estão entre nós.

Os que se beneficiam dos sistemas e estruturas fortalecidos pela supremacia branca e outras ideologias opressivas, como a separação das “castas” e o patriarcalismo, procurarão adiar e negar a justiça com o frequente uso da violência. Mas buscar a justiça é atingir o coração desses poderes, abrindo espaço para o ordenamento justo e para a permanente sabedoria de Deus num mundo muitas vezes indiferente ao sofrimento. E ainda assim, há alegria em fazer o que é certo. Há alegria em afirmar que “Vidas negras têm importância” na busca de justiça para os oprimidos, dominados e explorados, os amados de Deus.

Há alegria em buscar reconciliação com outros cristãos para que possamos servir melhor na proclamação do Reino. Deixemos essa alegria se manifestar através de nossas experiências partilhadas da presença de Deus na comunidade, nos conhecidos e desconhecidos espaços aonde Deus vai conosco na direção da cura, da reconciliação e da unidade em Cristo.

Unidade dos Cristãos

As lideranças religiosas a quem Jesus se dirige na passagem do Evangelho tinham crescido acostumadas e acomodadas com as injustiças do mundo. Estavam felizes no cumprimento de deveres religiosos, como ofertas de hortelã, funcho e cominho, mas descuidavam de maiores e mais graves necessidades, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Da mesma forma os cristãos têm crescido acostumados e acomodados com as divisões que existem entre nós. Somos fiéis em muitas das nossas práticas religiosas, mas frequentemente deixamos de lado o desafiante desejo do Senhor de ver os seus discípulos unidos.

Desafio

Como as congregações locais podem apoiar umas às outras para enfrentar a oposição que pode surgir por conta da prática da justiça?

Oração

Deus, sois a fonte da nossa sabedoria. Oramos pedindo sabedoria e coragem para praticar a justiça, para dar resposta àquilo está errado no mundo, para fazer o que é certo. Pedimos sabedoria e coragem para crescer na unidade de vosso Filho, Jesus Cristo, que convosco e o Espírito Santo, reina agora e para sempre. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno