Notícias

3º dia da semana de oração pela unidade cristã

Busquem a justiça, amem a misericórdia e caminhem humildemente

Hoje, sexta-feira (20), é o terceiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023. A campanha é promovida pela Charis, que opera os trabalhos promovendo a unidade do corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo. Dedique-se na leitura e reflexão abaixo.

Leituras

Miquéias 6,6-8

O que o Senhor exige de ti: nada mais do que respeitar o direito, amar a fidelidade e aplicar-te a caminhar com teu Deus.

Marcos 10, 17-31

Bom Mestre, que devo fazer para ganhar em herança a vida eterna?

Reflexão

Nós – não eu. O profeta adverte o povo sobre o que significa a fidelidade no compromisso com Deus: “o que o Senhor exige de ti? Nada mais do que respeitar o direito, amar a fidelidade e aplicar-te a caminhar com teu Deus”. Na Bíblia Hebraica, justiça e bondade (misericórdia) não são diferentes ou opostas entre si. Estão, de fato, ligadas juntas numa só palavra: mispat. Deus nos tem mostrado o que é bom, pedindo-nos a prática da justiça no amor, na bondade e na caminhada humilde com Deus. Caminhar humildemente com Deus significa caminhar junto com os outros e, portanto, não se trata apenas das coisas individuais: “da minha caminhada, do meu amor”.

O amor para o qual Deus nos convida é sempre um amor que nos une em comunhão: trata-se do “nós” – não do “eu”. Essa visão faz toda a diferença na maneira como ‘fazemos justiça’. Como cristãos agimos de modo justo para manifestar o Reino de Deus ao mundo, convidando, assim, outros para esse lugar da amorosa bondade de Deus. Dentro do Reino de Deus somos todos igualmente amados como filhos de Deus, e como Igreja de Deus somos chamados a nos amar uns aos outros como irmãos e irmãs e a convidar outros para viver esse amor.

Praticar a justiça, amar a bondade e caminhar humildemente com nosso Deus é algo que chama os cristãos a agirem juntos dando um testemunho unido do Reino de Deus em nossas comunidades: é para “nós” – não para “mim”.

Unidade dos Cristãos

Caminhar humildemente foi um desafio para o jovem rico que perguntou a Jesus o que precisava fazer para herdar a vida eterna. Ele tinha obedecido todos os mandamentos desde a sua juventude, mas não podia dar o seguinte passo para se unir aos discípulos de Jesus por causa da sua riqueza; ele estava dominado pelas suas posses. Como é difícil para os cristãos deixar de lado o que percebem como riqueza, mas que os afasta da riqueza maior de se unir aos discípulos de Jesus na unidade cristã.

Desafio

Como podem nossas Igrejas responder melhor às necessidades de nossos próximos mais vulneráveis?

Como podemos honrar cada voz em nossas comunidades?

Oração

Deus amoroso e cheio de graças, ampliai nossa visão para podermos enxergar a missão que partilhamos com todos os irmãos e irmãs cristãos, para sermos sinal da justiça e da amável bondade do vosso Reino.

Ajudai-nos a acolher os nossos próximos como vosso Filho nos acolheu.

Ajudai-nos a ser mais generosos à medida que testemunhamos a graça que livremente nos ofereceis. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno