Notícias

4º dia da semana de oração pela unidade cristã

Eis as lágrimas do oprimido

Hoje é o quarto dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023. A campanha é promovida pela Charis, que opera os trabalhos promovendo a unidade do corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo. Dedique-se na leitura e reflexão abaixo.

Leituras

Eclesiastes 4, 1-5

Vi, de novo, todas as opressões praticadas sob o sol. Eis as lágrimas dos oprimidos e não há para eles consolador; do lado dos opressores há força e não há para eles consolador.

Mateus 5, 1-8

Felizes os que choram, eles serão consolados.

Reflexão

“Eis as lágrimas do oprimido’’ Pode-se imaginar que o escritor tenha testemunhado no passado atrocidades como essa e com uma regularidade doentia. Ainda assim, talvez essa seja a primeira vez na qual o autor tenha verdadeiramente enxergado as lágrimas do oprimido, tenha plenamente interiorizado a sua dor e a sua dominação. Embora haja muito lamento, num novo modo de olhar e numa nova percepção existe também uma semente de esperança; talvez agora esse tipo de testemunho levará a uma mudança, fará uma diferença.

Uma jovem mulher olhou e percebeu as lágrimas do oprimido. O vídeo que ela fez no seu telefone do assassinato de George Floyd, em maio de 2020, foi visto pelo mundo inteiro e despertou uma santa ira quando as pessoas testemunharam, e finalmente perceberam, aquilo que afro-americanos têm experimentado por séculos: domínio indevido de sistemas opressores no meio de privilegiadas testemunhas cegas. A percepção dessa dolorosa realidade tem levado a um sentimento global de atrasada compaixão tanto em forma de oração como de protesto que pede justiça.

O progresso de simplesmente olhar para ver e compreender nos dá coragem para sermos atuantes nessa realidade terrena: Deus pode remover as escamas de nossos olhos para nos fazer perceber as coisas de modo novo e libertador. À medida que essas escamas caem, o Espírito Santo providencia uma nova visão interiorizada, uma nova convicção que nos faz responder de modos novos e livres. Uma resposta que as Igrejas e comunidades deram foi estabelecer uma tenda de oração na praça George Floyd, a praça onde aconteceu o assassinato. Desse modo, essas Igrejas e comunidades se uniram para oferecer conforto aos que viviam no luto e eram oprimidos.

Unidade dos Cristãos

O relato de Mateus sobre as bem-aventuranças começa com Jesus olhando as multidões. Ali ele teve de ver os que eram construtores de paz, os pobres de coração, os mansos, os que choram e os que têm fome de justiça. Nas bem-aventuranças, Jesus não somente menciona as lutas do povo, mas indica aquilo que eles são chamados a ser: filhos de Deus e herdeiros do Reino do céu. Como cristãos, somos chamados a contemplar as santas lutas de nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Desafio

Como temos nos envolvido com grupos cristãos que lidam com a opressão na nossa vizinhança? Como as Igrejas, em nossa localidade, trabalham juntas para melhor mostrar a solidariedade com as vítimas de opressão?

Oração

Deus de justiça e graça, removei as escamas de nossos olhos para que possamos enxergar verdadeiramente a opressão à nossa volta. Isso pedimos em nome de Jesus, que viu as multidões e teve compaixão delas. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno