Notícias

Aprendizados e desafios da relação entre tutores e cachorros

Ensinamentos sem broncas e punições melhoram o comportamento do animal

Reprodução / pexels

Os animais domésticos estão cada vez mais nos lares dos brasileiros, principalmente, os cachorros. Para muitas pessoas, são considerados como melhores amigos ou parte da família. Esses pets precisam ser tratados com muita consciência, visando um mundo onde os seres humanos e pets possam conviver e aprender um com o outro em uma relação de amizade e cumplicidade.

De acordo com o adestrador Rafael Velozo, a melhor metodologia para domesticação é a positiva, ou seja, sem broncas ou punições. “A violência nunca é uma saída. Muito pelo contrário, é uma porta de entrada para problemas ainda mais severos. Além de fazê-los sofrer fisicamente, transforma-os facilmente em vítimas de ansiedade e distúrbios comportamentais”, conta o adestrador.

O cachorro é um animal que precisa de amor e carinho. Quanto mais maltratados eles forem, mais podem ser infelizes e ter uma vida conturbada. A relação dos seres humanos com os animais é algo especial, necessitando de muito amor e carinho para deixar o bichinho tranquilo e comportado.

Para ter um animal é necessário se atentar às regras. Ter responsabilidade com a alimentação, higiene, passeios, e remédios em alguns casos. “O animal não é descartável, por isso, é importante pensar em todas as complicações antes de adotar ou comprar. E quando ele apresenta comportamentos adversos precisa de um adestramento qualificado. O que gera custos, e muitos tutores não querem despender dos gastos”, explica Rafael.

Segundo o adestrador, ao ensinar o cachorro é importante o empenho de toda a família. Assim, identificar as regras e horários de todos do lar para que o animal viva em harmonia com todos. O mais importante, em qualquer momento de interação com o pet, é que tudo seja feito com muita paciência e carinho, sem punição, dor ou medo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno