Notícias

Janeiro Branco: você sabe qual é a importância da saúde mental?

Campanhas geram conscientização, combatem tabus e mudam paradigmas

O mês de janeiro está quase findando, e nele ocorre o movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Visando chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas ao psicológico dos seres humanos.

O primeiro mês do ano foi escolhido para inspirar as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, relações, sentidos, passados e objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é considerado uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar uma tela em branco, sobre a qual pode-se escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias e mudanças.

Para compreender a importância da Campanha Janeiro Branco para a saúde mental, a psicóloga Rejane Ferreira fala sobre o assunto. Veja abaixo.

  • Qual a importância da saúde mental?

Rejane Ferreira: Quando falamos de saúde mental, prioritariamente estamos falando do aspecto emocional, comportamental e cognitivo que se tem na vida. Como estamos lidando com os sentimentos como: raiva, tristeza, frustração, medo, ansiedade, mágoa; como tudo isso influencia nas relações a partir do momento que esses sentimentos estão aflorados de uma forma intensa.

  • Como devemos nos atentar a nossa saúde mental? 

Rejane Ferreira: O primeiro passo é dormir bem. Quem não tem um sono reparador tem mais predisposição a desencadear a depressão. Pois, é o cérebro que coordena todo o corpo. Reduzir o consumo de álcool, realizar atividade física, manter relacionamentos saudáveis e dosar o tempo nas redes sociais. Muitos sabem o que precisa ser feito, infelizmente, entre o saber e o fazer existe o aderir para cuidar da saúde mental.  

  • Quando é a hora de procurar ajuda?

Rejane Ferreira: Quando se começa a levar a vida de uma forma não desejável, é um indício da necessidade em buscar ajuda. Quando não se consegue priorizar o bem-estar, quando não se consegue identificar elementos que tragam sensação de interesse. Pessoas que se desconectaram com o seu propósito de vida, devem olhar para si e buscar um caminho de uma vida plena e cheia de entusiasmo. Se está difícil para administrar o seu recurso emocional, é hora de buscar uma ajuda profissional.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno