Notícias

São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas

Ele usou o dom de comunicador para evangelizar e catequizar

Imagem / Agência Santo Afonso

Nesta terça-feira (24) comemora-se o dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos escritores e jornalistas. Ele nasceu no dia 21 de agosto de 1567, em uma região entre a França, Itália e Suíça. Doutorou-se em Direito Canônico e Civil.

Foi ordenado bispo de Genebra em 1602. Sua diocese tornou-se muito conhecida na Europa por causa de sua organização eficiente, de seu clero zeloso e dos leigos bem esclarecidos. Suas muitas cartas sobre assuntos espirituais foram publicadas em 1609, com o título “Introdução à vida devota”. Essa se tornou a sua obra mais famosa e, ainda hoje, é uma obra clássica que se encontra nas livrarias no mundo inteiro.

Sua atividade missionária por meio dos livros que deixava debaixo das portas das casas das pessoas durante a noite, fez com que o Papa Pio XI, em 1923, o proclamasse padroeiro dos jornalistas.

Lições de São Francisco de Sales que ajudam na comunicação

  • Usou com sabedoria os meios de comunicação da sua época: Usou folhetos, livros e fez o que hoje é conhecido como os primeiros jornais católicos.
  • Comunicou apesar das dificuldades: Utilizou o que tinha à sua disposição, apenas recursos simples como uma prensa que demandava muito trabalho, mesmo assim não arrumou desculpas.
  • Combateu as fakes news da sua época, e anunciou a verdade: Ele combateu as mentiras, calúnias e heresias da época.
  • Viveu o que comunicou: Sua vida foi coerente entre aquilo que ele anunciou e praticou.
  • Comunicação a partir do amor: Uso do amor a Jesus para realizar a sua comunicação.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno