Notícias

8º dia da semana de oração pela unidade cristã

A justiça que restaura a comunhão

Imagem / Agência Santo Afonso

Esta quarta-feira (25), é o oitavo e último dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023. A campanha é promovida pela Charis, que opera os trabalhos promovendo a unidade do corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo. Dedique-se na leitura e reflexão abaixo.

Leituras

Salmo 82, 1-4

Sede juízes para o fraco e o órfão, fazei justiça ao infeliz e ao indigente.

Lucas 18, 1-8

Deus não faria justiça aos seus eleitos que clamam a Ele dia e noite?

Reflexão

O livro dos Salmos é uma coleção de preces, louvores, lamentações e instruções de Deus para nós. No Salmo 82, Deus pede uma justiça que engloba os direitos humanos básicos que são para todo o povo: liberdade, segurança, dignidade, saúde, igualdade e amor. O Salmo também pede a transformação dos sistemas de disparidade e opressão, eliminando o que for injusto, corrupto ou explorador. Essa é a justiça que nós, como cristãos, somos chamados a promover. Na comunidade cristã, unimos nossas vontades e ações às de Deus, enquanto ele realiza sua salvação em favor da criação. A divisão, inclusive entre os cristãos, tem sempre o pecado em sua raiz, e a redenção sempre restaura a comunhão.

Deus nos chama para colocar em ação a nossa fé cristã, para agir, considerando que toda pessoa é preciosa, que as pessoas são mais importantes que as coisas, e que a medida de toda estrutura institucional na sociedade se verifica pela ameaça ou pela defesa da vida e da dignidade de cada pessoa. Toda pessoa tem o direito e a responsabilidade de participar na sociedade, buscando em conjunto o bem comum e o bem-estar de todos, especialmente dos mais pequeninos e desamparados.

No livro “Jesus e os deserdados” (Jesus and the disinherited), o Reverendo Dr. Howard Thurman, que era o conselheiro espiritual do Reverendo Dr. Martin Luther King Jr, declara o seguinte: “Precisamos proclamar a verdade que toda vida é una e que estamos todos unidos. Portanto, é obrigatório que trabalhemos por uma sociedade na qual as pessoas mais desamparadas possam encontrar refúgio e alimento. Precisamos colocar nossas vidas no altar da mudança social para que seja quem for a pessoa, esta tenha o Reino de Deus a seu alcance”.

Unidade dos Cristãos

Jesus conta a parábola da viúva e do juiz injusto para ensinar às pessoas que “há necessidade de orar constantemente e não desanimar” (Lc 18,1). Jesus teve uma vitória decisiva sobre a injustiça, o pecado e as divisões, e como cristãos, nossa tarefa é acolher essa vitória em primeiro lugar em nossos próprios corações através da oração e, em segundo lugar, em nossas vidas através da ação. Que nunca desanimemos, mas que estejamos constantemente em oração pelo dom da unidade que Deus nos oferece e que devemos tornar visível em nossas vidas.

Desafio

Enquanto povo de Deus, como nossas Igrejas são chamadas a se envolver com a justiça que nos une em nossas ações de amor e serviço a toda a família de Deus?

Oração

Deus, Criador e Redentor de todas as coisas, ensinai-nos a olhar para dentro de nós e ficar enraizados em vosso amoroso Espírito, para que possamos ir adiante em sabedoria e ter a coragem de escolher sempre o caminho do amor e da justiça. Isso vos pedimos em nome de vosso Filho, Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno