Notícias

Aposentadoria em 2023: regras mudaram para quem deseja dar entrada no benefício

Veja as regras da Reforma da Previdência, aprovadas em 2019

Reprodução / Canva

Algumas regras para quem pretende pedir a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudaram este ano, como previa a Reforma da Previdência aprovada em 2019, que instituiu a idade como condição para mulheres e homens se aposentarem.

Agora em 2023, para se aposentar, as mulheres devem ter 62 anos completos e homens, 65 anos. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos para os dois casos.

Algumas regras de transição ainda podem beneficiar quem deseja se aposentar por tempo de serviço. No chamado sistema de pontos, por exemplo, o beneficiário precisa somar a idade dele com o período total de contribuição.

Se você for mulher e alcançar 90 pontos, poderá requerer o benefício em 2023. Basta comprovar que fez o recolhimento por 30 anos. No caso dos homens, a pontuação mínima está em 100, e eles devem ter 35 anos de arrecadação.

Outra regra de transição que ainda vale em 2023 considera o tempo de contribuição e a idade mínima do segurado. Mulheres com 58 anos e 30 anos de recolhimento e homens de 63 anos e 35 de arrecadação também têm direito a entrar com o pedido do benefício. A solicitação da aposentadoria pode ser realizada pela internet, no site do INSS, ou, em uma agência da previdência.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno