Notícias

Casos de cegueira: Anvisa proíbe venda de pomadas capilares

Médico oftalmologista alerta para os cuidados com os olhos

Reprodução / pexels

Após relatos de pessoas com diversos problemas de saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou a restrição e o recolhimento de pomadas capilares para modelar o cabelo. Ao todo, onze produtos estão com a venda suspensa para que ocorra investigação das substâncias contidas nos itens e as marcas possam regularizá-las.

Os sintomas de quem usou os produtos são: coceira e vermelhidão nos olhos, irritação na pele, inflamação no folículo capilar e até cegueira provisória. De acordo com médico oftalmologista Ícaro Calafiori, as pomadas contêm conservantes, esses são tóxicos para as córneas. “Produtos com muitos conservantes podem levar a queimaduras graves”, conta o médico.

Ao utilizar esse tipo de produto e cair no olho, o oftalmologista orienta lavar imediatamente os olhos com soro fisiológico, se não tiver, use água corrente. Além de procurar imediatamente um especialista para verificar se ocorreu alguma lesão, evitando assim, infecções secundárias.

Uma influenciadora digital utilizou uma pomada para modelar o cabelo e contou em suas redes sociais que o produto escorreu para os olhos e a deixou com cegueira momentânea e com uma dor severa. De acordo com o médico, “a queimadura mais grave pode levar a uma cegueira que necessite de tratamento cirúrgico”, conta Ícaro.

O uso de maquiagens também pode levar a uma irritação nos olhos. Ao fazer uso desses produtos, é importante retirar com demaquilante e lavar a face com água e sabão. Itens para fazer a barba e shampoos também podem gerar algum desconforto nos olhos. De acordo com o médico, a dica é “comprar apenas produtos liberados pelos órgãos reguladores”, finaliza o especialista.

A Anvisa explica que a interdição das pomadas é uma medida cautelar com o objetivo de proteger a saúde da população e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são requeridas para investigação mais aprofundada do caso.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno