Notícias

Defesa dos Povos Originários

Comissão da CNBB atua em apoio à retomada de área indígena em Pernambuco

Reprodução / Pixabay

A luta da Comissão para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é por uma Igreja em saída em favor dos povos originários. A Regional Nordeste 2, que junto a povos indígenas em Pernambuco, pede a criação de uma reserva em um terreno sem uso na cidade de Igarassu, no Grande Recife. Desde o início do ano, um grupo com cerca de duzentos indígenas ocupa a área, que possui 120 hectares.

De acordo com o presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora, Dom Limacêdo Antônio, o trabalho da igreja é estar perto daqueles que necessitam. “As necessidades dos nossos irmãos e irmãs que estão ali porque precisam permanecer no lugar. A situação urbana na qual eles vivem é um desafio muito grande, pois correm o risco de perder as suas tradições. Nossa presença é de escuta, para perceber as suas necessidades”, relata Dom Limacêdo.

Se o terreno for cedido, essa será a primeira aldeia em um espaço urbano do Nordeste que irá abrigar diversas etnias indígenas como os Xukuru, Karapotó, Fulni-ô e Warao. No passado, essas terras pertenceram ao povo Caeté. Atualmente, o território está em posse da prefeitura, que reivindicou a reintegração de posse junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Por sua vez, o Tribunal de Justiça criou em dezembro passado a Comissão de Conflitos Fundiários, seguindo as orientações do Supremo Tribunal Federal, cujo objetivo é dar segurança às famílias que passam por esse processo.

Dom Limacêdo diz emocionado que “a vida expressa em uma cultura a tradição de um povo. E quantos anos os indígenas estão por aqui, e na maioria das vezes não foram respeitados. Uma língua, por exemplo, ela expressa a cosmovisão de uma sociedade. No Brasil, existem mais de duzentas línguas indígenas que estão se acabando. Uma situação vergonhosa para nós, falta resgatar a sensibilidade para defender a vida e dignidade humana”.

As famílias estão sendo assistidas pelo Conselho Missionário Indigenista (CIMI), Regional Nordeste 2, pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste e pela Arquidiocese de Olinda e Recife.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno