Notícias

A importância do Dia Mundial do Combate ao Câncer

Data visa a conscientização e a educação mundial sobre a doença

Reprodução / Pixabay

O Dia Mundial do Combate ao Câncer acontece no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa a conscientização e educação mundial sobre o câncer, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle da doença.

Apesar de toda a mobilização, ainda existem muitos tabus em relação à doença. De acordo com o médico oncologista, Rodrigo Fogace, “a mobilização de combate ao câncer conta com várias datas no decorrer do ano, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, para falar sobre cânceres específicos. Já o dia 4 de fevereiro é uma data mundial para todos os tipos de câncer e pretende conscientizar a população”, explica o médico.

De acordo com estudos, as causas da doença estão ligadas diretamente à falta de hábitos saudáveis. Segundo o oncologista, pessoas mais sedentárias têm hábitos alimentares deficitários, com consumo de muito fast food. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente dois mil casos de câncer estão ligados ao tabagismo.

O especialista explica a diferença da incidência entre homens e mulheres. Segundo ele, no sexo masculino predomina o câncer de próstata, com aproximadamente 65 mil casos por ano no Brasil. Já em mulheres prevalece o câncer de mama, com aproximadamente 66 mil casos anuais. Em segundo lugar está o câncer de colo de intestino, que responde cerca de 18 mil casos em ambos os sexos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início. Por isso, é importante realizar alguns exames para detectar o câncer o mais precocemente possível. Conhecer o próprio corpo e adotar uma rotina com hábitos simples de autocuidado ajudam na detecção precoce da enfermidade.

Para a detecção da doença, “é necessário realizar uma biópsia, e enviar para análise, para verificar se são benignas ou malignas”. E quanto mais cedo for detectada a doença, maiores as chances de recuperação. “O diagnóstico precoce é a única forma de curar a doença. Essa data serve para conscientizar a sociedade para buscar informação e tratamento”, finaliza o oncologista.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno