Notícias

Adultos superam barreiras e retomam os estudos

Aprendizado ajuda a reduzir a ansiedade e aprimorar a atenção

Reprodução / freepik

Para muitos, 50 anos é o início da contagem regressiva para a aposentadoria; mas, para alguns, é o começo de uma nova fase. Ao completar 5 décadas, muitos estão substituindo a tranquilidade de casa por um novo capítulo de aprendizado na vida.

Silvia Campos completou 50 anos e resolveu mudar a rotina e se inspirar em seus sonhos. De acordo com ela, “foi uma decisão no ‘susto’, mas que no início me deixou bastante receosa. Deixei o medo e os comentários alheios de lado, e estou realizando um sonho”, conta uma bem animada Silvia.

Durante muito tempo houve a ideia de que estudar era coisa para jovens. Porém, o número de pessoas mais velhas interessadas em buscar conhecimento tem crescido. Esse período representa para muitos a possibilidade de terminar o ensino básico ou até de ingressar em curso superior, algo que não fora possível anteriormente devido a outras necessidades e objetivos.

Segundo o psicólogo Wadson Arantes, o ser humano pode se desenvolver em qualquer faixa etária. “Quando se encontra um ambiente que favorece um sonho, ocorre uma melhoria na autoestima da pessoa. Independentemente da idade, o saber ajuda a reduzir a ansiedade e aprimora a atenção cognitiva”, explica o especialista.

Para quem deseja retomar os estudos e não sabe por onde começar, o psicólogo explica que pode-se começar por um “curso técnico, mas se não tem a base fundamental, pode procurar políticas públicas do local de residência e ingressar no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)”. O importante é não deixar de sonhar e buscar concretizar todos os desejos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno