Notícias

Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago

Estimativa é que aproximadamente 23 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2023

Reprodução / freepik

O abono salarial do PIS/Pasep de 2023 começa a ser pago nesta quarta-feira (15). A Caixa Econômica Federal paga os nascidos em janeiro e fevereiro e o Banco do Brasil deposita o dinheiro para quem tem o número do Pasep de final zero.

A estimativa é que cerca de 23,6 milhões de pessoas sejam beneficiadas até julho, recebendo até um salário mínimo. Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base. Neste ano, a referência é o ano de 2021.

 

PIS

É preciso ainda estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos. Em caso de atividade remunerada para Pessoa Jurídica, esta deve ter sido exercida durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração. O Abono Salarial/PIS é destinado aos empregados do setor privado e é pago considerando o mês de nascimento do trabalhador. O depósito é feito pela Caixa Econômica Federal.

Pasep

Já o Abono Salarial/Pasep é pago para servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais, por meio do Banco do Brasil. Nesse caso, vale o dígito final do número de inscrição no PASEP.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno