Notícias

Vila São Cottolengo comemora 72 anos de muito amor ao próximo

Hospital filantrópico promove vida com excelência para a pessoa com deficiência

Foto: Secom Vila São Cottolengo

Histórias de fé, amor e solidariedade marcam os 72 anos da Vila São José Bento Cottolengo, instituição filantrópica situada em Trindade (GO). O aniversário da Vila foi comemorado na terça-feira (14), e reuniu autoridades políticas e religiosas. A celebração da missa foi feita pelo Arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros.

Durante o evento, o arcebispo destacou o importante trabalho feito na Vila. “Uma obra que expressa o compromisso de cuidar de irmãos e irmãs que estão em situação de vulnerabilidade”, e agradeceu aos “Missionários Redentoristas, as Irmãs Vicentinas e a todos aqueles que contribuem para manter esse trabalho, o meu muito obrigado”, disse Dom João Justino.

A festa teve a participação especial da banda inclusiva Luar – composta por pacientes da instituição – e do grupo Gotinhas de Luar, formado por estudantes do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo, que é uma escola 100% inclusiva sediada na Vila São Cottolengo).

No evento, também ocorreu a posse da nova diretoria da instituição. Irmão Michael Goulart tomou posse como diretor-presidente da vila, e padre Thiago Azevedo é o novo diretor financeiro. O novo presidente assume a instituição com “muita resiliência, sabendo que a providência de Deus é quem conduz a unidade”, ressalta o irmão.

Padre Thiago Azevedo assume a diretoria financeira se colocando como instrumento de Deus. De acordo com ele, “quero ser presença na vida dos mais necessitados”. Os trabalhos são muitos, é uma obra gigantesca, “mas como é uma obra do Pai Eterno tudo se realiza da melhor forma possível”, disse o padre.

Padre Marco Aurélio atuou à frente da instituição por quatro anos, e agora é o novo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade. Para ele, todo o trabalho na Vila é “grandioso e compensador. Realizado por muitas mãos, que desenvolvem uma gestão clara e eficiente em vista de todos os internos”, conclui o reitor.

O Superior Provincial da Província Redentorista de Goiás, padre João Paulo Santos, relatou que a “Vila está intimamente ligada ao Santuário Basílica. E ela é o sinal vivo de que Deus se faz presente na vida das pessoas sofridas que não têm ninguém por elas”.

Missão

Administrada pelos Missionários Redentoristas e pelas irmãs filhas da caridade de São Vicente de Paulo, a Vila São Cottolengo tem a missão de promover vida com excelência para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Esse importante trabalho é fruto de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e doações de pessoas caridosas.

São 72 anos de história, A Vila São Cottolengo é a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste. Atualmente, acolhe mais de 350 pacientes com deficiências múltiplas. Além das atividades destinadas aos pacientes internos, a unidade atende 136 municípios goianos e realiza mais de 2.700 atendimentos diariamente.

Lúcia Albernaz é paciente da unidade, e ressalta o seu carinho pelo local. “A vila é minha casa, moro aqui, onde tenho minhas amigas e faço as terapias”. Quem também é grata pelo instituição é a irmã Luzia, que atua há 18 anos no hospital filantrópico. “Aqui é desempenhado um trabalho humano, com amor, educação, lazer, e levando a missão que Deus nos deixou”, finaliza a irmã.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno