Notícias

Fevereiro Roxo: mês de conscientização das doenças crônicas

Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus são doenças que apresentam diferenças, mas têm algo em comum: são incuráveis

Reprodução / freepik

Além da alegria e dos festejos do carnaval, o mês de fevereiro é marcado pela conscientização sobre doenças incuráveis. O Fevereiro Roxo tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como o Alzheimer, fibromialgia e o lúpus.

O Alzheimer é um distúrbio cerebral que leva à perda de qualidades intelectuais e sociais e entre os sintomas está a demência. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, novecentos mil brasileiros acima de 60 anos têm a enfermidade.

Já a fibromialgia, tem como característica dores generalizadas, além de cansaço e alterações de sono. O estudo “A Prevalência da Fibromialgia no Brasil” mostra que existem quatro milhões de pacientes no país. Cerca de 90% dos casos são acometidos em mulheres.

O lúpus, por sua vez, é uma doença inflamatória que afeta vários órgãos humanos, como pele, cérebro e articulações. Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia aponta que 65 mil pessoas têm a doença. Assim como a fibromialgia, o lúpus atinge mais as mulheres.

Como identificar essas doenças

O lúpus, a fibromialgia e a doença de Alzheimer são três condições bem diferentes entre si, mas são incuráveis. Portanto, todas devem ser identificadas nos estágios iniciais para que seus sintomas sejam controlados ou retardados.

Os sintomas iniciais das três doenças são relativamente inofensivos. Na maioria dos casos, o único sinal visível do lúpus é a vermelhidão na pele. A fibromialgia está associada à fadiga e aos problemas relacionados ao sono, que quase sempre são atribuídos ao estresse do dia a dia. Quanto ao Alzheimer, a confusão mental e a perda da memória geralmente são atribuídas à idade avançada. Mas é importante lembrar que, na velhice saudável, o normal é a pessoa se esquecer de fatos triviais, mas continuar com aqueles que são marcantes na memória.

A campanha do Fevereiro Roxo visa proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. São medidas importantes que dão visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivando aqueles que suspeitam de algum problema a procurarem por um diagnóstico.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno