Notícias

Saiba como conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS

Pacientes de doenças crônicas e raras sem condições financeiras para comprar remédios podem solicitá-los gratuitamente pelo Sistema único de Saúde

Reprodução / Pixabay

Muitas famílias consomem boa parte de seus orçamentos com a compra de medicamentos. Porém, algumas pessoas não sabem que existe uma lista contendo alguns remédios que podem ser retirados gratuitamente em unidades de saúde e farmácias licenciadas através de dois programas que contam com verbas do Governo Federal.

A enfermeira aposentada, Jacireni Alves, pega mensalmente há 11 anos medicamentos de Alzheimer para sua mãe. De acordo com a aposentada, “entramos com o processo para solicitar a medicação mensal assim que recebemos o diagnóstico da minha mãe, e sempre deu certo. Se não fosse pelo programa do Ministério da Saúde não teríamos condições financeiras de comprar o remédio mensal” conta Jacireni.

Atualmente no país são dois programas que disponibilizam medicamentos de alto custo. Um deles é o do Governo Federal, Farmácia Popular do Brasil, que disponibiliza medicamentos gratuitos para vários tratamentos. O outro é gerido pelo Governo Estadual, é o Programa de Medicamentos Excepcionais, que é específico para medicações de alto custo.

O diretor-geral da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, Roney Pereira, explica o passo a passo para conseguir a medicação necessária. Segundo o diretor, “é preciso acessar o site da Secretaria Estadual de Saúde e verificar a disponibilidade do medicamento. Se sim, deve abrir o processo no mesmo site e enviar a documentação necessária conforme a orientação da página”, informa Roney.

No Estado de Goiás, cerca de 55 mil pacientes recebem mensalmente medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encontrados na Central Estadual de Medicamentos Juarez Barbosa. “Pacientes com doenças crônicas e raras têm direito a medicação”, de acordo com o diretor-geral da Central de Medicamentos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Alexandre Mendes
    14/5/2023 - 11:04:54

    Ótima notícia para todos os brasileiros(as)! Bendito seja Deus.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno