Notícias

A importância para a sociedade dos patrimônios materiais e imateriais

Herança e legado vão desde edifícios a alimentos

Reprodução / Flick

Existem vários patrimônios da humanidade espalhados pelo mundo. Quando trazemos essa busca para o aspecto nacional e até mesmo regional, nos colocamos mais próximos daquilo que representa uma história.

O historiador Norberto Salomão explica que são duas as categorias do patrimônio, o material e o imaterial. “O material é elencado pela arquitetura dos edifícios, e pode ser bens móveis também”. Já o imaterial, “são conhecidos como os afazeres de determinada etnia”, explica o historiador.

No Brasil, são exemplos de patrimônio cultural material o Centro Histórico Diamantina, em Minas Gerais; O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí; o Centro Histórico de Salvador, as Ruínas de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.

Pelo mundo são muitos os patrimônios materiais e imateriais. Em Goiás, por exemplo, recentemente a pamonha, os pit dogs e a jantinha foram reconhecidos assim. E cada estado e região conta com sua história nesse sentido.

Reprodução / freepik

Norberto conta que o ato de fazer uma “pamonhada” não consiste em apenas extrair o milho e fazer a pamonha. “Para quem é de Goiás, envolve todo um coletivo da família e por vezes da comunidade”. É uma experiência coletiva que vai além da comida, envolvendo tradições.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno