Notícias

Sustentabilidade: igreja adere ao uso de energia solar

Diocese de Barra do Piraí, em Volta Redonda (RJ), está em sintonia com a preservação do meio ambiente

Reprodução: Arquivo – diocesevr.com.br

Um sonho que se torna realidade. A Diocese de Barra do Piraí, em Volta Redonda, localizada na região sul fluminense do Rio de Janeiro, conta agora com energia solar. São 50 painéis solares instalados na sede da Cúria, que fica na Vila Santa Cecília. É a Igreja em sintonia com a preservação do meio ambiente. 

O bispo de Barra do Piraí (RJ), Dom Luiz Henrique, explica que a mudança se deve ao ensinamento do Papa Francisco com o cuidado da casa comum. Com as novas tecnologias, é possível usar uma energia limpa e sustentável. Contribuindo para o bem do planeta, “refletimos e decidimos por meio de análises fazer uso da energia solar em nossa Cúria”, informa o bispo.

Essa atenção com a casa comum atende ao pedido do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, que em português quer dizer “Louvado Sejas”. O subtítulo da encíclica trata sobre esse cuidado. No texto, o Sumo Pontífice fala sobre as ações de combate da degradação ambiental e das mudanças climáticas. Um apelo para a união de todos.

O ecônomo da Diocese Barra do Piraí, Pe. Flávio Luís, conta que o Papa Francisco por meio do seu magistério é inspiração, e “nos recorda o compromisso desde a criação. Somos corresponsáveis e cuidadores do meio ambiente”, conta o padre que acrescenta, “estamos muito felizes em assumir esse compromisso com a comunidade e mundo”.

A ação faz bem para a natureza e também para a economia da igreja. São 131 metros quadrados de painéis solares, que vão reduzir a emissão de gás carbônico em 30% ao ano. Além da economia na conta de energia elétrica, que pode chegar a 90%.

Uma rádio instalada no local também foi beneficiada com a ação. A expectativa é que nos próximos meses as paróquias da localidade possam aderir ao projeto. O bispo Dom Luiz espera que as igrejas reflitam e possam adotar as medidas que contribuam para a casa comum.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno